1-677-124-44227

info@yourbusiness.com

184 Main Collins Street | West victoria 8007

 

 

Top
 

SUPERAQUECIMENTO

staffs

Superaquecimento

Superaquecimento ou intermação

Leve o cão imediatamente ao veterinário!!!

Pode matar ou deixar sequelas…

 

staffbull stafford

Jully

O super aquecimento do corpo, também chamado de intermação, (respiração acelerada e dificultosa, vômitos, colapso, temperatura elevada) é mais comum do que imaginamos e que com o aumento do calor, passou a ser rotina para muitos veterinários, é um problema de fácil ocorrência e de difícil estabilização.

 

Os cães não dispõem de tantos mecanismos de troca de calor quanto o homem, sendo restritos basicamente à troca de calor pela via respiratória. Nos humanos a troca se dá através das glândulas sudoríparas por todo o corpo, já no cão essas glândulas têm localização restrita à área entre os dedos das patas e o restante das trocas de calor é feito via boca.

 

staffordshire bull terrier hard face kennel

Jeep

Em dias muito quentes, usamos roupas leves, banhos freqüentes, bebidas geladas, etc. Mas nossos amiguinhos, Não param no bar da esquina para tomar umas cervas bem gelada ou um saboroso sorvetão.

 

Mesmos os nossos Staffbulls, que não fazem parte do grupo peludinhos, sofrem bastante no calor.

 

Imagina você andando no Rio de Janeiro, com sensação termica de 55 Graus, com um casaco de pele, calça de moleton e descalço.

AFF!!! QUE LOUCURA!!

staffords staff

Top Stafford

O risco aumenta quando, por exemplo, saem para passeios em horários muito quentes, sem acesso à água com regularidade, ou ainda quando são deixados dentro do carro aguardando alguma atividade do proprietário e, mesmo com a janela aberta, podem estar sendo expostos a temperaturas excessivas. Já soube de casos em que mesmo com o ar ligado, o animal superaqueceu. Cães que usam mordaças, também são mais propensos a superaquecer.

 

staffbull terrier hardface

Hard face Ninna

Os animais começam a apresentar respiração acelerada, coração batendo muito rápido, procuram sombra o tempo todo, tentam ficar deitados em pisos frescos, o corpo fica bastante quente ao toque e muitas vezes, alterações neurológicas, como olhos virados e não conseguem andar.

 

Caso isto venha a ocorrer, PROCURAR O MÉDICO VETERINÁRIO COM URGÊNCIA!!!

 

Hard Face Kennel Staff rio de janeiro rj sp

Jeep

De imediato retirar o cão do ambiente aquecido, resfrie o corpo com água fresca em abundância, de preferência não utilizar água gelada para evitar um choque térmico.

 

O ideal é encharcar o animal em água corrente, pode ser no chuveiro ou com uma mangueira.

 

Também ajuda muito colocar gelo dentro de uma toalha enrolada, na barriga.

 

Pode dar cubo de gelo para o animal lamber.

 

soko loko loco

Jeep e Hard Face Soko LoKo

O tratamento envolve administração de soro, oxigênio se necessário, medicações adequadas para as alterações cardíacas e para alterações renais que venham a se manifestar.

 

Para evitar que seu animal de estimação seja acometido pelo superaquecimento corporal deve-se observar alguns pontos importantes.

 

Cuidar horários de passeio, evitando expor os animais a temperaturas elevadas nas horas mais quentes do dia; ao passear levar uma garrafinha de água, se estiver muito quente, tente encharcar o animal, evitar deixar animais no carro durante alguma atividade, caso seja inevitável, procurar estacionar na sombra, permitir acesso água e janelas abertas; verificar se o local que o cão fica em casa é fresco e com sombra disponível.

 

stafford

king

Mesmo tomando alguns cuidados muitas vezes durante o verão apresentam quadros de superaquecimento. Os Staffbulls, gostam muito de brincar, não brinque em horarios muito quentes.

 

Se seu Staffbull, começar a respirar mais rapidamente, ficando um pouco inquieto, e você notar que ele está com calor, procure colocá-lo em local fresco, de preferência com piso frio, se possível ligar um ventilador próximo ou ar condicionado. São bastante comuns relatos que, durante o verão, os cachorros passam mais tempo com ventilador ou ar condicionado que os próprios donos.

 

Lembrete final, pequenos cuidados que podem evitar que seu animal de estimação seja exposto a uma situação extremamente desconfortável e com risco para sua vida.

 

Água fresca de preferência resfriada, não gelada. Trocar algumas vezes por dia. A maioria dos Staffbulls, gostam de água, então é comum que batam com as patas na água do bebedouro, para se molharem, todo cuidado é pouco para que ele não fique sem água.

 

Além do risco de superaquecimento o animal, pode sofrer queimaduras nas patas.

 

Evite ao máximo deixar o seu cão preso dentro do carro.

 

padrão Jeep

Staffbull

Observe que o local onde o cachorro fica tenha sempre uma parte sombreada durante o dia, independente da casinha de cachorro. Esta é um local extremamente quente para o cão ficar sob o sol.

 

Atenção especial para Staffbulls que adoram a água. Eles podem entrar em piscinas para se refrescarem e não conseguirem sair depois, o que causa afogamento.

 

Se o seu cão estiver extremamente ofegante num dia quente, dê um banho frio para diminuir sua temperatura.